terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeto de Língua Portuguesa - Profª Daniela

CAIC “MARIA HENRIQUETA REBUÁ SIUFI” – MIRANDA-MS
ESCOLA ESTADUAL TEODORO RONDON – ANASTÁCIO-MS

DIMINUINDO AS DISTÂNCIAS ATRAVÉS DA INTERNET

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Joseilda de Oliveira e Silva
Ano: 7º D
Período: Vespertino

Professora: Daniela França Santana
Ano: 7º A
Período: Matutino

Projeto:
DIMINUINDO AS DISTÂNCIAS ATRAVÉS DA INTERNET

Instituições envolvidas:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MIRANDA
CAIC – MARIA HENRIQUETA REBUÁ SIUFI
ESCOLA ESTADUAL TEODORO RONDON

Tipo do projeto:
AULAS EXPOSITIVAS E ATIVIDADES PRÁTICAS.

Coordenadoras do projeto:
PROFESSORA JOSEILDA DE OLIVEIRA E SILVA
PROFESSORA DANIELA FRANÇA SANTANA

Ministrantes:
PROFESSORA JOSEILDA DE OLIVEIRA E SILVA
PROFESSORA DANIELA FRANÇA SANTANA

Supervisão:
CAIC – Maria Heniqueta Rebuá Siufi
SENHORINHA ANDRADE DA SILVA – Diretora
HERLEI CORDEIRO – Vice-Diretora
ANILDO FRANCISCO BALBUENA – Coordenador
MOISÉS DA CRUZ ALBUQUERQUE – Coordenador
SÔNIA CRISTINA MATIAS – Coordenadora

ESCOLA TEODORO RONDON
SUELI LOPES DE OLIVEIRA - Diretora
IVANILZA RODRIGUES DE ARAÚJO - Coordenadora

Início: abril 2011 Término: 01 outubro 2011

Carga horária
· Preparação do projeto: 20 h/a
Sala de Aula: 9 h/a + 5h/a Sala de Tecnologia: 12 h/a + 6 h/a
Horas totais: 41 h/a


Clientela envolvida:
Alunos do Ensino Fundamental do 7º ano D, período vespertino, CAIC – Maria Henriqueta Rebuá Siufi em Miranda-MS e do 7º ano A da Escola Estadual Teodoro Rondon em Anastácio-MS.

Justificativa:
Os recursos digitais vieram para ficar e também para revolucionar a prática pedagógica. Hoje em dia com o avanço da tecnologia, o acesso rápido da internet, as pessoas tem a comodidade em conhecer outras pessoas através de sites de relacionamentos e comunicar-se pelo e-mail, esses recursos ajudam encurtar distâncias e fazer novas amizades.
Através desse projeto será orientado aos discentes como abrir um e-mail, como usá-lo adequadamente, mostrando aos alunos que podermos usar as tecnologias como ferramenta de trabalho, muito além dos sites de relacionamentos e entretenimentos.
Pensando nisto serão trabalhadas duas turmas do mesmo ano, de escolas e cidades diferentes, onde através do e-mail deverão estabelecer uma amizade virtual, trocando mensagens, sob orientações das professoras responsáveis, durante um bimestre, sendo que deverão se conhecer na culminância.

Objetivo Geral:
· Resgatar a comunicação através de e-mails, mostrando aos educandos que podemos estabelecer contatos com o uso da internet, usando outro recurso e não somente os sites de relacionamentos (orkut, MSN, facebook, entre outros).

Objetivos Específicos:
· Ensinar a manusear a sua conta de e-mail: utilização e prevenções.
· Escrever textos de diversos gêneros, considerando os elementos básicos de uma construção textual: coerência e coesão.
· Integrar os alunos, salientando valores como respeito e amizade.

Metodologia:
A escolha do colega será por sorteio. (sala de aula)
Explanação de como utilizar o e-mail (escrever, acessar a página, enviar, adicionar contatos) distribuição de informativos, e leitura em conjunto no blog: http:``danigestar.blogspot.com (sala de tecnologia)
Após explicação prévia da professora, criação de um e-mail; (sala de tecnologia)
Explicação de como utilizar o corretamente Microsoft Word. (sala de tecnologia)
Produção de um texto descritivo abordando alguns hábitos e características: físicas, idade, do que gosta, esporte, filme, gosta de dançar, música, programa. (sala de aula)
Digitação na caixa de e-mail e postar a produção de texto. (sala de tecnologia)
A sala irá tirar fotos, todos e individualmente. (sala de aula)
Aula sobre anexo: fotos. (sala de tecnologia)
Considerações sobre valores: respeito e amizade, nas trocas de mensagens. (sala de aula)
Elaboração de um questionário sobre o seu município, população, fundação, prefeito, ressaltando os pontos turísticos, locais interessantes com fotos. (sala de aula)
Pesquisa na sala de tecnologia, respondendo ao questionário, produzir texto, digitação na caixa de e-mail e postar a produção de texto. Anexar fotos. (sala de tecnologia)
Texto opinativo: autoavaliação sobre o projeto. (sala de aula)
Digitação do texto. (sala de tecnologia)
Pesquisa e envio da letra de música que gosta. (sala de tecnologia)
Comentários de um filme que assistiu redigir em sala de aula.
Digitação na caixa de e-mail e postar a produção de texto. (sala de tecnologia)
Ao final do projeto reunir as duas turmas no município de Anastácio para se conhecerem. (escola)

Recursos para as duas escolas:

CAIC
Quadro de giz.


Sala de Tecnologia


TEODORO RONDON
Quadro de giz;
Fotocópias sobre o conteúdo;Sala de Tecnologia; Lanche para confraternização dos alunos.


SEMEC
Ônibus para locomoção dos alunos

PROFESSORAS


Câmera fotográfica .
Internet, Programa Microsoft Office Word, Microsoft Office PowerPoint.
Internet, Programa Microsoft Office Word, Microsoft Office PowerPoint.
Filmadora.

Avaliação dos Alunos:

Os alunos serão avaliados através das postagens dos e-mails.
Cada envio receberá um ponto para a nota.
A nota obtida pelo projeto será somada as outras avaliações que os alunos farão ao decorrer do bimestre.
Durante a execução os alunos serão incentivados a ler, pois cada um lerá seu e-mail e a responderá, tomando todo o cuidado com os erros de ortografia. Será trabalhada a produção de texto

Avaliação do Projeto:

Ao final do projeto espera-se que os alunos tenham cativado e conquistado um novo amigo e melhorado em sua escrita, estrutura e ortografia dos textos.
Os relatórios serão entregues a Coordenação das Escolas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BELTRÃO, Eliana Santos & GORDILHO, Tereza. NOVO DIÁLOGO. São Paulo: FTD, 2006.

DELMANTO, Dileta & CASTRO, Maria da Conceição. PORTUGUÊS: Idéias e Linguagens. 8. ed. são Paulo: Saraiva 2001. Coleção Ensino Fundamental.

GIACOMOZZI, Gilio, et alli. DESCOBRINDO A GRAMÁTICA. São Paulo, FTD, 2000. Paradidático. Coleção 5.ª a 8.ª série.

SARMENTO, Leila Lauar. PORTUGUÊS: Leitura, Produção e Gramática. São Paulo: Moderna, 2002. 4 volumes.


* Outras referências que se fizerem necessárias durante o desenvolvimento do projeto.












Nenhum comentário:

Postar um comentário